28.11.13

Coração de Tinta - Cornelia Funke (resenha)


Mortimer, ou Lígua Encantada, carrega consigo um dom fantástico: dar vida às páginas com simples palavras. Porém, esse dom põe em risco sua família.

Em uma noite convencional quando Mortimer estava lendo para sua filha(Meggie) e sua esposa(Resa) acontece algo imprevisto: ele traz a vida alguns misteriosos personagens do livro Coração de Tinta e em troca acabou mandando sua mulher para dentro do livro. E foi assim que Mortimer descobre seu dom e tenta desesperadamente trazê-la de volta, mas tem medo de fazer o mesmo com a filha.

Dois dos personagens que ele traz a vida são Capricórnio e Dedo Empoeirado. Capricórnio é o vilão de Coração de Tinta, sempre querendo as coisas de sua maneira. Dedo Empoeirado é um malabarista, o fogo é um de seus melhores amigos, o outro é a marta com chifres que ele carrega na mochila(Gwin).

Língua Encantada passou anos se escondendo de Capricórnio, que estava a sua procura pois queria que seu leitor tirasse um grande amigo seu do livro, por isso pediu para que Dedo empoeirado o procurasse, e em troca faria Mortimer o mandar de volta para o livro.

Na tentativa de fugir mais uma vez, ele vai para a casa da irmã de sua mulher(Elinor-amante de livros), mas todos acabam sendo capturados por Capricórnio e o livro continua na tentativa de Mo tentar salvar sua família e destruir Capricórnio com a ajuda de Meggie e Elinor, Dedo Empoeirado e Fenóglio(Autor de Coração de Tinta), e até mesmo da marta com chifres.

Coração de Tinta me encantou com seus personagens. Com sua premissa. Com seu enredo. Pelos trechos de outros livros a cada início de capítulo e também por seu final incrível que dá continuidade há mais dois volumes e muita história.

"Acredite, os livros são como papéis pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas."

"Quando você abre o livro, é como num teatro: ali está a cortina. Você a arrasta para o lado, e a apresentação começa."


Título: Coração de Tinta
Autor: Cornelia Funke
Editora: Cia da Letras
Páginas: 456

Um comentário:

  1. Ainda não li esse livrinho, mas agora fiquei super interessada.

    Bjão,
    http://nomeiodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir