7.12.13

Cinema Pirata - Cory Doctorow (resenha)


"Comprar entradas de cinema apenas os encoraja.
Cada centavo que você gasta é usado para compara mais porcarias de leis de direitos autorais.
Seus filhos estão sendo presos para proteger lixos como este."

Esse livro retrata a história de Trent, um jovem de dezessete anos que mora em Londres. Trent é tipo um cineasta da internet: ele baixa vídeos, comerciais e filmes, para editar e criar sua própria obra. Ele não tem interesse em ganhar dinheiro com isso, ele só quer ter o direito de compartilhar sua própria obra com as outras pessoas. Mas adolescentes pegos fazendo downloads ilegais são presos ou obrigados a pagar multas milionárias as empresas donas das obras.

Trent e sua família acabaram sendo banidos da internet por um ano por causa dos downloads ilegais de Trent. Isso faz com que seu pai não possa trabalhar, porque ele trabalhava pela internet. Sua irmã não pode mais fazer trabalho da escola e sua mãe não pode mais fazer a solicitação da medicação da qual ela precisa.

Se sentindo culpado e morrendo de vergonha do que fez com a família, ele foge de casa e conhece Jem.
Jem é um menino que conhece todos os segredos de como pedir esmolas, conseguir comida boa de graça e ocupar prédios dentro dos conformes da lei.

Outros personagens aparecem na trama e se dispõem a lutar contra os direitos autorais junto com Trent e todos os jovens que gostam de downloads. Eles conseguem ou são presos? Leia o livro e descubra.


  • Porque ler...
 O livro é interessante, e oferece uma leitura profunda e crítica, pelo fato de Cory Doctorow abordar um assunto que está presente no dia a dia de todos: pirataria virtual. O livro possui uma linguagem bem informal e não é como qualquer um que tem uma história cheia de ação ou romance. É uma história para fazer o leitor refletir sobre um assunto que precisa ser debatido.


Título: Cinema Pirata
Autor: Cory Doctorow
Editora: Galera Record
Páginas: 432
Comprar: Livraria cultura Saraiva

Um comentário:

  1. Nunca vi esse livro nem ouvi falar sobre ele, mas o tema dele é bastante interessante. Adorei a resenha!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir