4.1.14

Quem é você, Alasca? - John Green (resenha)


"Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resulta das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil"

Miles Halter é um nerd que gosta de ler biografias de autores no lugar de suas obras e de memorizar célebres últimas palavras, não tem muitos amigos em sua escola e está cansado de sua vidinha segura e sem graça. Com a desculpa de ir em busca de seu "Grande Talvez", Miles muda para uma nova escola, Culver Creek.

Em Culver Creek, Miles conhece Chip(ou Coronel, como é chamado), seu colega de quarto rebelde. Coronel lhe apresenta aquele novo universo e também sua melhor amiga, Alasca Young.


Alasca Young. Quem é Alasca? Desde o começo do livro o autor nos mostra que Alasca é na verdade um mistério, e que nunca iremos conhecê-la por inteiro, mas também demostrou ser uma pessoa extrovertida, impulsiva e um pouco inconsequente também. No fundo, Alasca só quer mesmo encontrar a saída de seu próprio labirinto, antes que esteja totalmente perdida dentro dele. 

O livro é dividido em duas partes: Antes e Depois.

No Antes o autor nos apresenta as personagens. Alasca, Miles, Chip, Takume, Lara... Algumas de suas aventuras, o crescimentos emocional, seus medos e seus erros do passado...

Já sobre o Depois não posso falar muito, mas é a parte do livro que Miles faz o leitor refletir com ele e Chip sobre muitas coisas da vida e acontecimentos. 


  • Porque ler...
NÃO compre o livro se o que você espera é um romance. Na minha opinião, Quem é você, Alasca? é o oposto de A Culpa é das estrelas(confira a resenha aqui). Mas mesmo assim não deixa de ser magnífico. O livro chega a ser eletrizante e inesquecível, assim como Alasca. Lhe deixa com o coração na mão e também pode lhe deixar inquieto. Até agora, ele é meu preferido do John Green.

O livro é rápido, tem linguagem simples e é narrado pelo Miles, na sua visão dos acontecimentos e de suas experiências. Quem é você, Alasca? faz você refletir sobre a vida e também a morte, mas apontando sempre para a questão principal: "Como sairei desse labirinto do sofrimento?"-Alasca

Finalmente, quero agradecer ao meu namorado por sempre me presentear com ótimos livros como este. :)


Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Martins Fontes 
Páginas: 230

17 comentários:

  1. Esse livro é uma das minhas próximas leituras. Green ficou famoso com "A culpa", mas é interessante sabermos que esse é o primeiro livro do autor e merece ser lido. Estou com muita expectativa, espero que nada me decepcione. Pelo visto, o livro "puxa" um pouco mais para Cidades de Papel do que para A Culpa é das Estrelas.

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila!
    Todo mundo elogia tanto esse livro, mas minha experiência com ele não foi tão legal assim. Achei que as últimas 50 páginas foram bem enroladas, por mais que eu tenha amado o começo. Os personagens de Quem é você, Alasca? são mais marcantes que os de A culpa é das estrelas, na minha opinião, mas o enredo de ACEDE continua sendo melhor.
    Te sigo aqui. Segue de volta?
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vou ler esse livro em breve, estou louca para ler logo. Adorei A Culpa é das Estrelas, mas sei que são livros completamente diferentes, porém, continua sendo do John Green.

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila! Te indiquei um selo lá no meu blog! Da uma olhada!

    http://meuoutroladoescritora.blogspot.com.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive a chance de ler esse livro do autor, só li ACEDE
    eu vou ver se baixo esse livro pra ler no pc hehehe
    já que voce amou... fiquei curiosa para o depois rs
    Um abraço!
    Ja segui seu blog :)

    Pâm - http://interruptedreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Indiquei você para uma tag :) http://umratodebiblioteca.blogspot.com.br/2014/01/tag-arco-iris-literario.html#comment-form

    ResponderExcluir
  7. Este livro está na minha lista, mas não tinha muita vontade de ler. Acho que depois que eu terminar o que estou lendo darei uma chance à ele.

    nihao-mei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Quero tanto ler esse livro, já estou colecionando livro do John. =D

    ResponderExcluir
  9. Olá, respondi uma tag/selo e te indiquei.
    Espero que você responda.
    http://frenesidaspalavras.blogspot.com.br/2014/01/primeiro-selo-do-blog.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, sou apaixonado por esse livro. Ele me marcou bastante e foi uma disputa bem apertada com A Culpa é Das Estrelas. A relação entre o Miles e Alasca é muito linda, por mais que não seja um relacionamento definido eles são perfeitos juntos.
    Te seguindo aqui, segue de volta?
    Bjs
    http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quero esse livro, quem vai me dar? hahá!
    ótima resenha e ótimo blog!
    Muito bom conhecê-lo.
    Eu ainda não li nada do John Green, mas tenho interesse em Quem É Você Alasca? e Cidades de papel.

    Sorteio (participa?!): http://interessantelivro.blogspot.com.br/2014/01/sorteio-do-livro-as-ultimas-lembrancas.html

    ResponderExcluir
  12. Parece bom o livro! Gostei dos seus apontamentos.
    To passando para avisar que te indiquei para o selo "Liebster Award", quando tiver um tempo, dá uma olhadinha. Espero que goste.
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/2014/01/selo-liebster-award.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi! Aqui estou eu novamente! Sei que está meio em cima, nem sei se você gosta desses desafios, mas eu te indiquei para o desafio de férias, não precisa participar se não quiser, mas se quiser dar uma olhada, segue o link: http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/2014/01/desafio-de-ferias.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Que ótimo encontrar alguém que também prefere o "Quem é Você, Alasca?" dentre os livros do John Green. Acho que em matéria de reflexão, esse livro arrasa!

    Seguindo o blog, muito bonito! Pode dar uma olhada no meu? *-*
    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  15. ótimo livro!! realmente fascinante, pensava que era só mais um livro da "moda" que as pessoas leem porque todo mundo lê, enfim pensava que era um livro besta com uma historia besta com um inicio triste e um final feliz.como estava enganado ... esse livro realmente me tocou ,apesar das metáforas completamente sem nexo , a historia em si é realmente tocante e mostra um lado chocante da adolescência que muitas vezes não vemos.devo confessar ... me surpreendi com esse romance!! quero agradecer a minha namorada maravilhosa que me incentivou a ler o livro: obrigado amor!

    ResponderExcluir
  16. John Green é, para mim, um grande autor, que sabe usar palavras simples para nos fazer pensar em assuntos profundos e relevantes. Gostei muito da sua resenha e sou apaixonada por esse livro.

    http://www.cafecomlivros.blog.br

    ResponderExcluir
  17. Nossa adorei a resenha e quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir